top of page
Buscar

COMO SE LIVRAR DAS DÍVIDAS?

Foto do escritor: André GuimarãesAndré Guimarães

Atualizado: 29 de nov. de 2020

Se você está endividado, não precisa entrar em pânico. Você não está sozinho. Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a cada dez brasileiros, sete estão endividados. A porcentagem de endividados chegou a assustadoramente a 66,6%, esse é um recorde desde a criação em 2010 da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor realizada pelo CNC. Entre os causadores de endividamentos estão, cheque especial, cartão de crédito, cheque pré-datado, prestação de carro entre outros. Esse alto e expressivo número foi contabilizado em abril deste ano.

Outro setor que bateu novo recorde foi o do setor de cadastro de pessoas com nome sujo ou seja, CPF negativado (SPC e SERASA). Segundo o Site UOL, 63,2 milhões de pessoas estavam negativadas batendo um outro recorde no mesmo mês de Abril. Isso significa que 40,4% dos adultos brasileiros estavam ou estão com o nome sujo. Exatamente 2 milhões a mais em relação a 2018.


Portanto já deu para perceber que você não está sozinho nessa e que esta é a cultura brasileira de contar com a sorte. A falta de educação financeira e de um bom planejamento familiar, além de contar com apenas uma fonte de renda, é que tem levado muitas famílias brasileiras ao endividamento e ao superendividamento.


Então vamos lá...


Primeiro o que é o Endividamento. Quando se trata de finanças pessoais, o endividamento é a falta de pagamento de contratos ou contas nas datas previstas, um atraso acima do normal e isto está diretamente ligado à negativação no Serasa e ou SPC, ou seja é mais fácil de lidar, pois ao colocar as contas em dia você já consegue limpar seu nome.

Já o superendividamento é algo mais sério, pois se trata de uma dívida que o devedor não conseguiu pagar e fugiu ao controle (juros muito altos, como é o caso do cheque especial e do cartão de crédito) onde o valor devido é maior que o patrimônio que se tem, em muitos casos. As vezes as pessoas entram nessa situação por causa de um negócio que não deu certo. A compra de uma casa ou carro muito caro sem o devido planejamento. Ou mesmo quando perde o emprego e não tem outra fonte de renda, e esta mesma pessoa não tinha uma vida financeira saudável, ou seja, se já gastava tudo o que ganhava ou gastava a mais, ao perder a única fonte de renda pode ser ver em uma situação como essa. Se você está endividado ou superendividado, temos algumas dicas pra você:

Dica 01 – Reconheça que tem um problema sério


O primeiro passo é reconhecer que você tem um problema e que precisa de ajuda. Portanto pesquisa e leia bastante sobre o assunto. Procure alguém que já esteve em situação semelhante e que tem conhecimento de causa para te dar conselhos.


Dica 02 – Pare de gastar


Eu sei o quanto é difícil parar de gastar, quando você gasta demais. Mas agora que você reconheceu que tem um problema sério, você precisa se livrar dele o mais rápido possível e para isto se faz necessário entender que não pode gastar mais e nem sair por aí passando seu cartão de crédito em tudo que é lugar. Adquira somente o básico para a manutenção da sua família e necessidades doméstica.


Dica 03 – Faça um orçamento doméstico


Faça um orçamento doméstico e corte os excessos e os supérfluos principalmente. Observe onde você pode cortar gastos. Ex: alimentação fora de casa, andar menos de carro, fazer atividade ao ar livre e etc. Se não sabe fazer um orçamento doméstico assista ao vídeo logo abaixo:

Dica 04 – Faça um levantamento das suas dívidas


Faça um levantamento detalhado de todas as suas dívidas. Anote até mesmo aquelas que você deve para um familiar, vizinho, dono do boteco, da padaria ou da vendinha de perto da sua casa.


Dica 05 – Adote uma estratégia


Existem várias estratégias para você se livrar das dívidas. Por exemplo, você precisa definir se irá pagar as dívidas maiores ou menores e a partir do que definir você conseguirá alcançar suas metas de quitação. Para te ajudar, assista ao vídeo abaixo sobre uma estratégia chamada bola de neve.



Dica 06 – Siga a risca a sua estratégia


Agora que você já definiu sua estratégia, siga-a sem titubear. Seja fiel ao seu compromisso de se livrar das dívidas.


Dica 07 – Crie um sistema de prêmio


Crie um sistema de auto recompensa, ou seja, ao conseguir quitar uma dívida defina como irá comemorar, mas cuidado para não gastar muito. Pode ser por exemplo um lanche ou um passeio com a família, mas de preferência que seja bem longe de um shopping. Você pode também estabelecer punições. Caso não consiga quitar a dívida no prazo estipulado, você poderá suspender alguma mordomia. Ex: não assistir à serie ou filme que você tanto gosta.



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

תגובות


bottom of page