top of page
Buscar

O QUE É PROSPERIDADE?

Foto do escritor: André GuimarãesAndré Guimarães

Atualizado: 29 de nov. de 2020


O natal está chegando e juntamente com ele as festas de fim de ano. Em nossa cultura é comum durante o período de fim de ano utilizarmos a seguinte expressão: “Feliz natal e um próspero ano novo”. Muitas pessoas citam essa frase, mas não param para refletir sobre ela. O que de fato queremos dizer com “próspero ano novo”?


Você já pensou sobre isso? Você sabe o que isso quer dizer?

Leia até o final para descobrir e na próxima vez que utilizar esta expressão, saber o que de fato estás a desejar para a outra pessoa.


Primeiro vamos descobrir de onde vem a palavra prosperidade. Esta palavra tem sua origem no latim e é derivada das palavras “prosperitas” ou “prosperitate”, de “prosperus” ou “prosper”.

Ao analisar o radical da palavra em latim, temos o prefixo “pro” que significa “a favor” e o sufixo “spe”, que quer dizer esperança. Portanto em latim o significado de próspero é afortunado, feliz, a favor da esperança, ditoso, próspero.


Vamos agora observar o significado à luz do dicionário da língua portuguesa, Aurélio: “Substantivo feminino.

1. Estado do que é ou se torna próspero.

2. Grande produção de alimentos e bens de consumo; abundância, fartura.

3. Acúmulo de bens materiais; fortuna, riqueza”.


Já a palavra “próspero” significa:

“1. Que prospera, se desenvolve, progride. Ex: ‘um Estado próspero’.

2. Propício, favorável. Ex: ‘tempos prósperos”.

3. Que tem êxito; bem-sucedido, afortunado. Ex: ‘uma carreira próspera’.

4. Que acumulou riquezas; rico, abastado. Ex: ‘família próspera’. ditoso, feliz, venturoso”.

Portanto ao contrário do que muito gente pensa, como podemos ver acima, a prosperidade está muito além de ter apenas riqueza. É muito comum atribuir ao contexto a ideia de acúmulo de dinheiro, bens materiais ou ser detentor de uma carreira de sucesso. É obvio que esse tipo de pensamento é influenciado pela mídia, que apresenta uma falsa felicidade nas posses e riquezas. Onde é proposto que para você ser, você precisar ter. Quando na verdade você precisar ser, para só então ter.


Desta forma, podemos perceber que a prosperidade vai muito além do dinheiro e de posses materiais. Pois nada vai adiantar para uma pessoa ter muitos recursos materiais e não ter saúde ou paz interior. Poderíamos até exemplificar melhor. Do que adianta ser rico e não ter alegria ou não desfrutar de uma vivência agradável com a família. Percebe-se a partir daqui, que ser próspero, envolve muitas áreas da nossa vida. É preciso que estejamos bem espiritualmente, fisicamente, financeiramente equilibrado e emocionalmente. E quando falo financeiramente equilibrado, quero falar literalmente, que é possível ter pouco dinheiro, mas viver com equilíbrio, tendo suas finanças saudáveis. Quando uma área não vai boa, ficamos insatisfeitos e irritados. Talvez até hoje você não entenda porque vive mau humorado, trabalhando triste ou mesmo angustiado. Isto pode ser reflexo de algo que não está bem com você e acaba afetando toda a sua vida.


Fica evidente que as conquistas materiais só terão sentido quando estivermos bem internamente. Para desfrutar de um bem-estar é necessário que tudo esteja em harmonia.


Não espere ter para ser feliz, não deposite sua felicidade em bens palpáveis, mas seja feliz agora mesmo, desfrutando da companhia de sua família ou mesmo fazendo atividade física, trabalhando ou brincando. A vida é muito curta para passar por ela com tristeza. A felicidade não está no amanhã, mas sim no hoje. Quando desejamos que alguém seja próspero, estamos desejando que esta pessoa, seja feliz, ditoso, completo na vida espiritual, física, emocional, financeira, familiar, no trabalho e na saúde ou seja em todos os setores da vida.


O que é preciso fazer para ter prosperidade financeira?


É preciso deixar de ser vítima e torna-se o escritor da própria história. Você deve se organizar e planejar suas finanças. Você precisa tomar as rédeas e controlar seu dinheiro não deixando-o te dominar.


Deixe de ser escravo do dinheiro e torne-se patrão dele. Ao invés dele te comandar, passe a comandá-lo e faça-o entender de uma vez por todas que quem manda é você. O dinheiro não pode ser um objetivo fim, mas sim um objeto (exatamente o que ele é), ou seja um meio que lhe permite realizar seus sonhos. Este é o papel dele. A ideia de trabalhar por dinheiro é obsoleta. Devemos trabalhar pelo conforto e conquistas que precisamos, neste caso, o dinheiro deve trabalhar para nós, afim de que atinjamos nossos objetivos. Tenha portanto objetivos e sonhos, pois assim será muito mais fácil desenvolver-se financeiramente.


Tenha sempre em mente, que a verdadeira prosperidade é você desfrutar de uma vida equilibrada e este é o nosso propósito, de ajudá-los a conquistarem a prosperidade. Desejo a todos uma vida próspera.


Um abraço e até o próximo.

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page