top of page
Buscar

O QUE É RESERVA DE EMERGÊNCIA?

Foto do escritor: André GuimarãesAndré Guimarães

Atualizado: 29 de nov. de 2020

Como o próprio nome já diz, é uma reserva para emergências. Durante toda nossa vida temos surpresas boas e surpresas ruins. Quanto às surpresas ruins, pode acontecer de a torneira da pia quebrar. O pneu do carro furar. Alguém da família pode adoecer e precisar de medicamentos. Uma ventania forte pode quebrar parte do telhado. Um acidente de carro ou até mesmo a perda do emprego entre outros. São muitos os exemplos que poderíamos citar. Acontecimentos como estes se tornam algo urgente. O que fazer em horas como essas? Recorrer a um empréstimo ou cartão de crédito?


A reserva de emergência é justamente para estas horas. Os momentos de imprevistos. Não podemos controlar tudo e nem sempre tudo acontece às mil maravilhas. Nestes momentos ruins e inesperados a reserva de emergência poderá te beneficiar. Portanto a reserva de emergência é um valor que toda pessoa deveria juntar para os imprevistos da vida e evitar o endividamento, ou seja, ela se caracteriza como uma poupança. Ela também é o melhor seguro para se prevenir dos gastos inesperados. Qualquer pessoa que ter sua liberdade financeira deve ter como meta inicial de investimento, montar a sua reserva de emergência.

Quanto deve ser minha reserva de emergência?

Primeiro devemos entender que a reserva de emergência pode ser usada tanto para os imprevistos, como também para se manter por certo tempo ao se perder o emprego. Considerado isso, você precisa ter um bom orçamento pessoal e doméstico, pois precisará saber quanto são seus gastos mensais para a partir daí definir o valor da sua reserva de emergência.


Se você trabalha de carteira assinada, a sua reserva de emergência deve ser montada de forma que se perder o emprego você consiga se manter por pelo menos seis meses. Agora, se você trabalha por conta própria e não tem vínculo empregatício com nenhuma empresa. O ideal é que sua reserva de emergência seja suficiente pra você se manter pelo menos durante um ano, caso aconteça algum revés no negócio, como por exemplo a pandemia, que acabou com o sonho de muitos empreendedores.

Qual a importância dessa reserva de emergência?


Passar por momento difíceis na vida, todos passam e sem uma reserva de emergência, além dos problemas que aparecem, as pessoas que não possuem uma reserva, acabam gerando outros problemas, como por exemplo, a solicitação de um empréstimo com juros muito altos e contraindo uma dívida muito longa. Sem contar aquelas pessoas que recorrem a agiotas e acabam tendo mais prejuízos ainda. Com uma poupança para imprevistos é possível resolver os problemas que surgirem sem maiores dores de cabeça.


Como montar a sua reserva de emergência?


Para montar sua reserva de emergência você deve levar em conta sua atual situação. Se está endividado, você precisa procurar quitar suas dívidas o quanto antes, os juros de prestações e atrasos geram ainda mais prejuízos. Faça um bom planejamento e quite suas dívidas.

Dívidas geram dívidas. Elas podem causar um problema bastante incômodo se não forem quitadas logo. Então, não deixe de resolver isso o quanto antes. Feito isto, defina quanto você deve ter em sua reserva. Após definir o valor, agora é hora de planejar quanto você juntará por mês ou semana. Ah não esqueça definir metas e defina uma data específica para você completar a sua reserva. Exemplo: no dia 30 de março de 2021 devo ter em minha poupança o valor de 10.000 reais para minha reserva de emergência.


Quando se tem uma data programada fica mais fácil seguir com o plano. Se não define uma data, acabamos por não ter muito compromisso com aquilo. Durante o período em que estiver montando sua reserva de emergência, poderá surgir alguns imprevistos e você deverá estar pronto para superá-los. Ah outra coisa você precisará aprender a diferença entre desejo e emergência, não é só porque você está com fome e quer muito comprar aquela pizza deliciosa, que isto se caracteriza como emergência.


Lembre-se a reserva de emergência não é pra ser gasta com festas, viagens e etc. Para estas deve-se ter um outro planejamento a parte. O dinheiro da reserva é especificamente para emergências.




Onde montar sua reserva de emergência?


Como o dinheiro é para imprevistos. Você deve ser conservador no momento de montar a sua reserva. Não se preocupe em lucrar quando se tratar de formar a reserva de emergência e como nunca se sabe quando precisará utilizar o dinheiro reservado para emergência. É aconselhável investir em opções que lhe dê condições de resgatar seu dinheiro de forma rápida, ou seja, na hora que precisar o dinheiro tem que estar na mão. Existem muitas opções de renda fixa que lhe dar essa condição de poder resgatar o dinheiro de forma rápida.

Poupar nunca é demais.

Quando você bater sua meta de montar sua reserva de emergência, você terá adquirido o costume de poupar e mesmo conseguido forma-la, não pare de guardar o valor que você vinha guardando, pois quanto mais melhor. Lembre-se disso. Um abraço até o próximo.




10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page