Grande parte das pessoas deixam o ano passar sem ser percebido ou aproveitado. Sempre almejando o fim de ano, os momento de festas e o tão esperado décimo terceiro. Assim é o ser humano sempre esperando o que ainda está por vir. Parece que sempre estamos olhando para o futuro e não aproveitamos o presente.
Mas de fato os dias passam rapidamente e já chegou o fim de ano. Com ele também vem o décimo terceiro salário. Somente quando se é criança é que o ano demora passar. E o engraçado é que quando somos crianças queremos ser adultos. E mesmo sendo adultos, poucos são os que fazem um planejamento financeiro e sabem claramente onde empregar o dinheiro do salário extra.
Se você é como a maioria dos brasileiros que não se preocupam com um bom planejamento, ao receber este dinheiro extra, é provável que não saiba o que fazer. Mas se você é um dos poucos que se planejou e sabe exatamente o que fazer com o seu tão merecido décimo, parabéns!
Agora, se você não se planejou e ainda não sabe que fazer. Aqui vai algumas sugestões. Porém, para isso precisamos identificar o momento financeiro em que você está, respondendo algumas perguntas.
Vamos lá...
Você está endividado?
Se sim, aproveite esse dinheiro para quitar suas dívidas. Caso não seja possível quitar todas, procure quitar pelo menos algumas, especialmente as que tem juros mais altos; cartão de crédito, cheque especial, empréstimo eletrônico. Se este for o seu caso (estar endividado), não é momento de dar presentes. Você precisa se ajudar primeiro para depois ajudar e presentear aos outros. Se livre o mais rápido possível das dívidas, elas são uma bola de neve e lhe impede de prosperar. Ninguém merece estar do lado dos que pagam juros (me refiro aos que pagam empréstimos e dívidas em atraso), ao invés de estar do lado dos que recebem juros (poupadores e investidores), pois usam e investem seu dinheiro com sabedoria.
Se não está endividado, ótimo! Vamos para a próxima pergunta...
Você já montou a sua reserva de emergência?
Caso você ainda não tenha montado a sua reserva de emergência, aproveite esta oportunidade para iniciar a sua. A reserva de emergência é muito importante para se manter uma boa saúde financeira. Pois ela pode te socorrer em momentos de imprevistos e acidentes, evitando que nestes momentos você precise recorrer a créditos fáceis mas com juros abusivos. Para saber mais sobre reserva de emergência... preparei um post só sobre isso pra você, pra saber mais clique aqui:
Comments